Acompanhe as cartas e pensamentos que flui do coração de Marcelo como uma resposta a uma Presença Divina e Soberana que conforta-o, anima-o continuamente e o motiva a sorrir mesmo em meio as tribulações que enfrenta.

Friday, November 20, 2009

Queridos,

 “Acaso para Deus há coisa demasiadamente difícil?”   - Gênesis 18:14a

 “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas" - Lucas 1:37

Já faz alguns dias que não tenho escrito. Continuo internado no Hospital Luterano tentando administrar as oscilações do meu quadro de saúde. Em geral tenho experimentado uma mistura de reações aos medicamentos que tenho recebido. Às vezes tenho uma manhã agradável, mas uma tarde e noite bem difícil, e vice-versa.  E assim a gente vai levando, sempre na confiança de que há um Deus bondoso que cada dia cuida de nós.

Ontem, eu fui levado a um outro Hospital que é especializado em transplante de medula óssea. Eles me examinaram e fizeram uma longa consulta comigo.  Foram mais de 2 horas entre informações, papelada para assinar e principalmente esclarecimentos sobre o transplante em si. Confesso que fiquei um pouco petrificado diante de tudo que ouvimos, pois eu imaginava no meu coração que seria um procedimento bem mais fácil e com resultados de sucesso bem elevado. Bem queridos, vou tentar resumir aqui um pouco da conversa que tivemos.

1. O transplante é algo bem simples para quem doa, não requerendo necessariamente a presença do doador. Ele apenas precisa fazer o recolhimento do material e a clínica envia pelo avião direto para o hospital onde estou internado. Estes entendimentos são feitos direto entre os bancos de medulas dos países onde estão os doadores e receptores, ou seja, sem nenhuma interferência da nossa parte.

2. O transplante só poderá ocorrer depois de uma série de doses de forte quimioterapia visando eliminar a maior parte da leucemia (remissão). Então, são injetadas as células do doador na minha medula e a partir daí começa uma longa e difícil batalha. Na realidade, eu imaginava que tudo terminava com o transplante, e após algumas semanas de recuperação eu já estaria voltando às atividades normais (quanta ingenuidade!). À medida que o médico estava expondo tudo que envolve um transplante, os riscos, as estatísticas, a possibilidade de sobrevivência - eu ficava perplexo e quase sem reação. Lembrei-me que os médicos trabalham com a razão e a experiência no campo da ciência médica, enquanto Deus nos chamou para andarmos pela fé. Isto sem dúvidas faz uma grande diferença quando se está lutando contra uma terrível doença: Para Deus não há impossíveis em todas as suas promessas!

3. Bem, queridos, antes de realizar o transplante, tem uma série de preparação que envolve revisão dentária e um check-up geral dos outros órgãos. Isto levará algumas semanas, e o motivo principal é porque a química que eles vão dar muito provavelmente afetará os órgãos, especialmente o coração e o pulmão. O médico mesmo fez questão de enfatizar que esta é uma fase muito difícil para os candidatos a transplante. Haverá alguma coisa demasiadamente difícil para Deus?

4. Depois do transplante há ainda a fase de rejeição. Eu também não sabia deste detalhe. Mas o meu organismo pode ainda rejeitar a medula transplantada, ainda que seja compatível. O que eles farão é aplicar remédios fortes contra a rejeição e manter o meu sistema imunológico em zero, por  pelo menos 3 meses, para evitar que os leucócitos lutem contra a nova medula transplantada. Nesse ínterim, precisamos orar para que as infecções oportunistas não apareçam. Quanto aos remédios para rejeição, deverão ser ingeridos por tempo indeterminado. Neste ponto, o médico me pediu para considerar a possibilidade de não voltar mais para o Amazonas, enfatizando que nos próximos 5 ou 10 anos tenho que morar numa cidade que ofereça recurso para o acompanhamento severo do tratamento. O verso acima ainda ecoa no meu coração: Para Deus tudo é possível em suas promessas! Eu creio nesta verdade e creio num milagre de Deus!

5. Por último, ele apresentou aquela estatística que normalmente é a nossa primeira pergunta. Qual as possibilidades de um transplante de medula óssea com doador compatível ser bem sucedido, de modo a podermos assegurar que houve uma cura total? A resposta dele foi entre 20% a 30% - Queridos, isto mostra a ferocidade desta doença, e de certa forma foi importante esta consulta para eu poder entender todas as implicações. Diante de tudo isto, nossos olhos continuam firmes olhando para o Senhor. Como já mencionei, os médicos apresentam um quadro de realidade humana, enquanto nossa fé repousa num Deus Todo-Poderoso que pode reverter totalmente a situação, operando um grande milagre ou pode usar estas circunstâncias de sofrimentos para produzir a Sua Maravilhosa glória através de nós.

Hoje fiz um mielograma (exame da medula), vai dizer se a última QT surtiu algum resultado. Amanhã está previsto começar mais uma QT. Se o resultado deste mielograma for positivo, talvez nem precise fazer um outro ciclo de QT. Creio que este seria um bom motivo para oração.

Queridos, continuamos nos sustentando na bendita graça do Pai. As informações acima só serviram para nos aproximar mais do coração de Deus, como diz um corinho Koripako: "Há um lugar de descanso, pertinho do coração de Deus!”.

Um grande abraço daqueles que estão vivendo totalmente a mercê da Graça de Deus,

Marcelo e Rute.

1 comment:

  1. Queridos,

    Glória ao nosso Deus que a Sua misericordia se renovou mais uma vez nesta manhã. Louvo a Deus por tudo quanto tem feito na vida do meu querido esposo e tudo Ele tem feito muito bem.
    Como fiquei feliz hoje pela manhã ao acordarmos ver um sorriso na face do meu querido esposo e ouvi-lo cantando "este é um dia,este é um dia que fez o Senhor, que fez o Senhor, regozijemo-nos,regozigemo-nos e alegremo-nos nele ..."
    "Grandes coisas o Senhor tem feito por nós e por isto estamos alegres".
    Nossa gratidão por todos que de alguma forma tem nos apoiado e estado conosco neste vale.

    Rute Silva

    ReplyDelete